R. Dr. Agnaldo da Silva Leal, 53
Cidade Alta • 95700-358
Bento Gonçalves • RS

(54) 3454-5097
energisul@energisul.com.br

Serviços > Informativos

11/03/2021

Como reduzir os Custos de Energia na sua Empresa

As ações mais comuns adotadas pelas empresas que fazem gestão de energia e estão implantando projetos de eficiência energética vão muito além de trocar luminárias e aparelhos de ar condicionado, apesar de essa também ser uma ação que resulta em economias expressivas.

Sua empresa pode iniciar substituindo de equipamentos: equipamentos modernos, desde lâmpadas e climatizadores, até máquinas e motores, tendem a ser mais eficientes e a consumirem menos energia. Em alguns casos, a substituição não é necessária e pode-se optar por um retrofit, que prolonga a vida útil dos equipamentos e pode melhorar sua performance.

Rotinas de manutenção: estudos indicam que uma empresa pode reduzir seu consumo de energia em até 10% apenas com o esforço de manutenção preventiva. Além de garantir maior durabilidade e melhor desempenho de máquinas, uma rotina de manutenções evita custos com reparos e sobrecargas.

Manter o fator de potência dentro dos limites: há empresas que pagam milhares de reais em multa simplesmente porque não monitoram o fator de potência. Assim, não identificam desvios quando eles ocorrem e deixam de tomar as medidas corretivas necessárias para evitar penalidades.

Administrar o consumo no horário de ponta: há diversas ações para gerenciar o consumo no horário de ponta, como acionar geradores próprios nessa faixa de horário e otimizar o consumo com a escolha do melhor modelo tarifário. A escolha da estrutura tarifária ideal pode representar economias de mais de 20% na fatura.

Adequação da demanda contratada: um contrato subdimensionado ou superdimensionado representa prejuízo e custos mal gerenciados. Quando subdimensionado, a empresa paga o excedente de contrato, além de multa. Quando superdimensionado, há uma sobra de contrato ao longo do mês e paga-se mais do que de fato é demandado da rede.

Escolha estratégica do ambiente de contratação: empresas com potencial para migração ao Mercado Livre de Energia devem fazer uma análise da viabilidade econômica de migrar para esse ambiente de negócios. Além de terem acesso a tarifas mais vantajosas, os agentes do Mercado Livre negociam as condições de compra e aproveitam os benefícios da previsibilidade financeira, pois sabem de antemão quais serão seus custos em longo prazo, já que eles estão estipulados em contrato.

Planilhas de Cálculo