R. Dr. Agnaldo da Silva Leal, 53
Cidade Alta • 95700-358
Bento Gonçalves • RS

(54) 3454-5097
energisul@energisul.com.br

Serviços > Informativos

23/03/2021

Gestão da NR-10

A essa altura todos já estamos cansados de saber que a NR-10 é tema de suma importância no dia-a-dia corporativo, tanto da equipe de segurança do trabalho como da manutenção elétrica, certo? Sem otimizar a gestão da NR-10 com práticas concretas e procedimentos bem claros, nenhum responsável técnico consegue fazer com que a companhia esteja livre de acidentes que envolvam eletricidade.

No entanto a rotina diária de manutenção com atividades corretivas nas máquinas e equipamentos de produção, deixam em segundo plano a gestão dos documentos e do plano de ação relacionados à NR-10. Nesse momento, é preciso olhar estritamente para a gestão da NR-10.


Prontuário NR-10 concluído, e agora??

De nada adianta ter em mãos o PRONTUÁRIO NR-10 e deixá-lo esquecido na gaveta, nutrindo a sensação de ter cumprido uma exigência formal do Ministério do Trabalho.

Nem o tamanho do sistema elétrico, nem a quantidade de colaboradores envolvidos são tão importantes para o sucesso no que diz respeito à NR-10 quanto uma gestão efetiva do Prontuário. É verdade que os dois primeiros pontos são fundamentais para o funcionamento da indústria, mas é a gestão da manutenção aliada aos temas da NR-10 que mantém uma equipe disciplinada e consciente a longo prazo.

Ao incluir a gestão da NR-10 na rotina diária, pautando as ações do SESMT e Equipe de Manutenção Elétrica, causa-se um reflexo direto na maneira a qual o gestor conduz suas atividades, tanto nas questões de valores e cultura organizacional – através de campanhas de eliminação de acidentes – como nas tomadas de decisão do dia a dia. Isso significa que uma boa gestão é capaz de identificar falhas e promover melhorias que tornarão a empresa mais segura.

Quando bem planejada e executada a gestão desempenha papel fundamental para a equipe de manutenção elétrica. É ela que garante a rotina de processos, identifica ameaças e oportunidades de melhorias, busca diferenciais para atualização do sistema elétrico, estabelece e cumpre metas do plano de ação.

Ou seja, um Prontuário da Instalações Elétricas (PIE) bem estruturado, e uma gestão de qualidade é que fazem a diferença nos resultados obtidos ao longo do tempo.
Uma boa gestão da NR-10 gera um impacto bastante significativo sobre os temas: redução de acidentes de trabalho, de desligamentos indevidos de energia elétrica e melhores resultados em auditorias, logo a direção da companhia começa a notar benefícios nas diversas esferas do negócio que norteiam estes temas.

Planilhas de Cálculo