R. Dr. Agnaldo da Silva Leal, 53
Cidade Alta • 95700-358
Bento Gonçalves • RS

(54) 3454-5097
energisul@energisul.com.br

Serviços > Informativos

16/06/2021

Indústria 4.0

O QUE É?
Desde a primeira era da Revolução Industrial, a evolução dos meios de produção tem sido constante. Atualmente estamos em um mundo cada vez mais conectado, e os processos industriais não poderiam ficar a margem dessas tecnologias. Como consequência surge o conceito de INDÚSTRIA 4.0.
Baseado na conectividade onde as máquinas e equipamentos “conversam” entre si, podendo tomar decisões autônomas, que reduzem custos e tornam mais eficientes processos produtivos. O eixo que permite que isso é a integração entre a robótica, a inteligência artificial, a internet das coisas e a computação em nuvem.

BENEFÍCIOS:
O aumento da produtividade das empresas é o alvo e claramente o maior benefício.
Outro pilar importante da Revolução 4.0 é o sensoriamento, onde as máquinas e equipamentos contam com sensores que permitem a MANUTENÇÃO PREDITIVA, e uma falha pode ser identificada antes de virar um problema.

DESAFIO:
O grande desafio da Indústria 4.0 é hoje a capacitação de profissionais, a adaptação da indústria as novas tecnologias e a disponibilidade de investimento pelas empresas. No entanto, as soluções de baixo custo já estão acessíveis, como o sensoriamento, a computação em nuvem e a internet das coisas.

Planilhas de Cálculo