R. Dr. Agnaldo da Silva Leal, 53
Cidade Alta • 95700-358
Bento Gonçalves • RS

(54) 3454-5097
energisul@energisul.com.br

Serviços > Informativos

26/06/2020

O que é Gestão de energia?

Gestão de energia é, segundo a norma ISO 50.001*, “um conjunto de ações e práticas para permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo”.

A Energisul entende que a gestão de energia inicia numa boa compra (ótima relação R$/kWh), no uso eficiente (kWh/unidade produzida ou serviço) e processos enxutos (pessoas e equipamentos) e dentro do possível a meta deve ser menos homem/hora utilizados para realizar serviço ou produto aumentando a competitividade do negócio e sua sustentabilidade no mercado.
Reduzir custos para não comprometer as operações de um negócio e os seus resultados é uma das diretrizes a perseguir quando se pretende ser competitivo e sustentável no mercado. E um dos custos que mais impacta o orçamento das organizações e que pode fazer a diferença em um planejamento que busca maior competitividade e rentabilidade é o da energia.

No Brasil, a tarifa de energia elétrica superou a inflação em quase 50% nos últimos vinte anos. Em 2017, já era a sexta mais cara do mundo, segundo um levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). A entidade aponta ainda que a energia elétrica é o principal insumo em 79% das empresas do setor industrial, representando mais de 40% dos custos de produção em alguns segmentos.
Boa parte das grandes empresas de varejo como supermercados e shopping centers, segundo a FIRJAN tem no consumo de energia sua segunda maior despesa, perdendo apenas para a folha de pagamentos.

Como fazer a gestão de energia?

Não existe um manual de instruções de uso universal que possa ser aplicado em todas as empresas e negócios existentes. A definição das melhores estratégias para cada negócio dependerá do perfil de consumo de cada organização, ou seja é necessário um DIAGNOSTICO feito por uma empresa especializada, levantando pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria, podendo envolver aspectos diversos, como o melhor ambiente para a contratação de energia, enquadramento tarifário, alterações contratuais, geração própria, entre outros.

A importância de uma consultoria em gestão de energia

Fazer gestão de energia elétrica é o primeiro passo para que as organizações possam reduzir custos de forma eficiente, sem impactos negativos em sua operação.
Uma empresa de consultoria especializada tem conhecimento técnico e experiência suficientes para elaborar planos de ação, definir estratégias, orientar a correção de problemas que estejam gerando consumo e/ou custos excessivos com energia elétrica.
A possibilidade de utilizar ferramentas (soluções tecnológicas) para coleta e uso de dados do consumidor/cliente também são fundamentais para o sucesso da gestão de energia.
Portanto consultoria, entre outras ações, auxilia:
• A identificação dos pontos de ineficiência e oportunidades de melhoria;
• A tomada de decisões relacionadas à gestão de energia;
• A tratativas junto a geradoras, distribuidoras e comercializadoras de energia, conforme os interesses do cliente.

* Norma desenvolvida pelo ISO Technical Committee e publicada em 15 de junho de 2011. No Brasil é denominada como ABNT NBR ISO 50001.

Planilhas de Cálculo